terça-feira, 8 de setembro de 2009

Estudo das variações dos níveis de retinol no colostro humano de parturientes a termo e pré-termo

PUBLICAÇÃO: Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 4 (3): 249-252, jul. / set., 2004
AUTORES: Illana Louise Pereira de Melo, Karla Danielly da Silva Ribeiro, Roberto Dimenstein

RESUMO

Objetivos: analisar as variações dos níveis de retinol no colostro de parturientes a termo e pré-termo.
Métodos: foram analisadas amostras de leite de 78 lactantes, sendo metade delas mães de recém-nascidos prematuros. As amostras de colostro foram obtidas por expressão manual de uma mama, até 72 horas após o parto, no turno vespertino e no início da mamada, até atingir um volume de 2,0 ml. A determinação do retinol foi realizada por cromatografia líquida de alta eficiência e os resultados foram submetidos à análise estatística através do teste t de Student.
Resultados: o valor médio do retinol no colostro de mães a termo (n = 39) e pré-termo (n = 39) foram, respectivamente, 89,4 ± 46,1 μg/dL e 55,6 ± 27,7 μg/dL. A diferença entre as médias foi estatisticamente significante (p < 0,001). O leite humano atende as necessidades de vitamina A do recém-nascido a termo. Entretanto, o leite prematuro cobre apenas 66% das necessidades da criança prematura.
Conclusões: os resultados sugerem que as necessidades do recém-nascido pré-termo não podem ser completamente supridas por uso exclusivo de leite humano e que a suplementação materna de vitamina A pode reduzir os riscos de uma possível deficiência
deste micronutriente.
Palavras-chave: Leite humano, Prematuro, Vitamina A

REFERENCIA:

MELO, Illana Louise Pereira de; RIBEIRO, Karla Danielly da Silva and DIMENSTEIN, Roberto. Estudo das variações dos níveis de retinol no colostro humano de parturientes a termo e pré-termo. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2004, vol.4, n.3, pp. 249-252. ISSN 1519-3829.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR ARTIGO COMPLETO


Nenhum comentário:

Postar um comentário