AUTORES: Barbara Santarosa Emo Peters; Janaína Pivetta Roque; Mauro Fisberg; Lígia Araújo Martini
RESUMO
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre o estado nutricional da vitamina D, a adiposidade e a pressão arterial (PA) em adolescentes.
MÉTODOS: Foi realizada avaliação antropométrica, da composição corporal, da ingestão alimentar, de medidas bioquímicas e aferição da PA de 205 adolescentes, com média de idade de 18,2 anos.
RESULTADOS: Destes, 12,19% apresentaram PA elevada. O nível sérico médio da 25OHD foi 29,2(0,8) ng/mL, e 62% dos adolescentes apresentaram insuficiência de vitamina D. Não foi encontrada correlação significativa entre a PAS e a PAD com a 25OHD e a 1,25(OH)2D. Houve correlação negativa entre a PAD com os níveis séricos de adiponectina, e tanto a PAS quanto a PAD apresentaram correlação positiva com a circunferência da cintura em ambos os sexos.
CONCLUSÃO: Não houve relação entre os níveis séricos de vitamina D e a PA. Porém, a gordura visceral apresenta risco potencial para elevação da PA em adolescentes.
Descritores: Pressão arterial; vitamina D; cálcio; adiponectina; adolescentes
REFERENCIA:
PETERS, Barbara Santarosa Emo et al . There are no association between vitamin D metabolites and blood pressure in adolescents. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 53, n. 4, Junho, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302009000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Muito interessante!
ResponderExcluir