sábado, 5 de setembro de 2009

Influência de variáveis socioeconômicas e de saúde materno-infantil sobre os níveis de retinol no colostro humano

PUBLICAÇÃO: Jornal de Pediatria - Vol. 79, Nº6, 2003
AUTORES:
Roberto Dimenstein, Janicéia L. Simplício, Karla D.S. Ribeiro, Illana L.P. Melo

RESUMO

Objetivo: Determinar os níveis de retinol no colostro de lactantes moradoras da cidade de Natal (RN) e sua relação com as variáveis socioeconômicas e de saúde materno-infantil.
Métodos: Foram avaliadas 42 nutrizes saudáveis, entre 18 e 39 anos, até 48 horas pós-parto. Foram aplicados questionários para a coleta de dados socioeconômicos, antropométricos e dietéticos. O estado nutricional antropométrico foi determinado pelo índice de massa corpórea e os dados de consumo alimentar em vitamina A foram obtidos pelo inquérito dietético de história alimentar, sendo a análise realizada pelo programa Virtual Nutri. Foram coletados 2 ml de colostro, e a determinação do retinol foi realizada por cromatografia líquida de alta eficiência.
Resultados: A maioria das nutrizes apresentou baixa condição socioeconômica e baixo grau de escolaridade. Entre as nutrizes, 55% apresentavam um consumo de vitamina A adequado, com uma média de ingestão de 1.398,8 μgRE/dia. O valor médio de retinol no colostro foi 93,1±51,1 μgRE/100 ml. Quando relacionado aos níveis de retinol no leite, as variáveis renda (p = 0,503), escolaridade (p = 0,708) e peso ao nascer do bebê (p = 0,499) não apresentaram diferenças significativas. Entretanto, houve diferença estatisticamente significativa entre o nível de retinol no leite e o estado nutricional na gestação (p = 0,016).
Conclusão: A não-influência de variações socioeconômicas nos níveis de retinol do colostro sugere a existência de um mecanismo de adaptação da glândula mamária na manutenção dos níveis adequados de retinol para atender às necessidades diárias do lactente.
Termos de indexação: Retinol, colostro humano, indicadores socioeconômicos, indicadores de saúde materno-infantil.

REFERENCIA:

Dimenstein R, Simplício JL, Ribeiro KD, Melo IL. Influência de variáveis socioeconômicas e de saúde materno-infantil sobre os níveis de retinol no colostro humano. J Pediatr (Rio J). 2003;79:513-8.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR ARTIGO COMPLETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário