sábado, 5 de setembro de 2009

Obesidade e tratamento: desafio comportamental e social

PUBLICAÇÃO: Rev. bras.ter. cogn. v.1 n.1 Rio de Janeiro jun. 2005
AUTORES:
Jakeline Maurício Bezerra de Souza; Mariana Mendonça de Castro; Eulália Maria Chaves Maia; Ana Nunes Ribeiro; Katie Moraes de Almondes; Neuciane Gomes da Silva

RESUMO

A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo. O objetivo desta pesquisa consiste em identificar aspectos comportamentais e sociais envolvidos na dificuldade em perder peso e mantê-lo a longo prazo, após tratamento nutricional para perda de peso. A amostra foi composta de pacientes que buscaram tratamento nutricional no Hospital Universitário Onofre Lopes, e seus familiares. A coleta de dados ocorreu através de questionários e em dois momentos: no início e após 6 meses de tratamento. Foram entrevistadas 10 pessoas: 5 mulheres, com idade entre 25-57 anos, e um dos seus familiares, totalizando também 5. No início do tratamento identificou-se que as pacientes possuíam um padrão de comportamento alimentar incorreto e desorganizado, como por exemplo, deixar de realizar alguma refeição. Um dos aspectos mais importantes como desencadeadores da vontade de comer, refere-se aos fatores emocionais e situacionais: ansiedade, angústia, preocupação, solidão, tensão/estresse, raiva e tristeza. Após 6 meses de tratamento, os resultados demonstram que as pacientes fizeram algumas modificações em seu comportamento alimentar, porém, estas modificações não foram suficientes para garantir bons resultados: apenas 2, conseguiram perder peso. O apoio social foi identificado como uma variável importante. As pacientes que o recebem, relatam bem estar e motivação, as que não, frustração. Quanto aos familiares, estes percebem que a obesidade é prejudicial à saúde, sendo assim importante fazer dieta. Afirmam que podem ajudar no tratamento, no entanto não sabem como fazê-lo. Provavelmente uma intervenção que contasse com a participação dos familiares produzisse melhores resultados.

Palavras-chave: Obesidade, Tratamento, Apoio familiar.

REFERENCIA:

SOUZA, Jakeline Maurício Bezerra de, CASTRO, Mariana Mendonça de, MAIA, Eulália Maria Chaves et al. Obesidade e tratamento: desafio comportamental e social. Rev. bras.ter. cogn., jun. 2005, vol.1, no.1, p.59-67. Disponível em: http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?pid=S1808-56872005000100007&script=sci_arttext&tlng=pt.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR ARTIGO COMPLETO



Nenhum comentário:

Postar um comentário